É fácil e quase mágico ser filha de um poeta. O que é um pouco mais difícil é manter a lembrança dele e o seu legado poético para que outras gerações possam conhecer a sua obra e o seu jeito de fazer poesia.
Comemorar os cem anos do poeta Waldy Ribeiro Würdig, o Poeta da cidade, é avivar a memória de todos os que conviviam com ele e também apresentá-lo aos jovens que não tiveram esta oportunidade. Afinal, a poesia e os poetas são eternos.
O principal objetivo deste sonho, mais que um projeto, é trazer de volta a memória da cidade aspectos da vida e da obra daquele que foi um dos idealizadores do sonho de liberdade que fez nascer este município.
Assim a poesia ganha outra função, a de nos fazer mais generosos e solidários colaborando no sonho de tornar o mundo num lugar melhor para se viver. Pequenos gestos, feitos em conjunto, são capazes de realizar grandes mudanças.
A ideia foi gravar as poesias ou textos de autoria de Waldy Würdig na voz de diversas pessoas da comunidade. Outras formas de arte foram utilizadas, como por exemplo, musicar poemas escritos por ele.
Este projeto nasceu da vontade de reviver a lembrança de um homem importante para a história da nossa cidade, não só porque foi o primeiro prefeito e ganhou a primeira eleição por um único voto e também porque foi um homem maravilhoso, apaixonado pela vida e pelo amor e que através dos seus versos tem tocado a alma das pessoas.
Que tudo aconteça da maneira que ele mesmo diz em seu poema, "Último Desejo":
"Ah! Seja o último momento como a aurora
colorido, vívido, enfeitada de sol e madrugada!
E o último suspiro seja hino, canto e glória
e a paz refrão de tempo eterno e de alegria
em que meus versos permaneçam como preces
eternizando a minha vida a cada dia."
Aproveitem. Este trabalho foi feito com amor.
Ana Maria Würdig Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário